RECEPÇÃO DO ESPETÁCULO CUIDA BEM DE MIM

  • Ney Wendell Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo “Recepção do Espetáculo Cuida Bem de Mim” é resultado de uma pesquisa de dissertação realizada no PPGAC-UFBA. Traz um estudo da recepção do espetáculo Cuida Bem de Mim que está em cartaz há 12 anos, tendo conquistado prêmios locais e nacionais, além de ter realizado 810 apresentações para mais de 250 mil pessoas. Uma peça que trata da violência nas escolas públicas e da reconstrução das relações afetivas no ambiente escolar e é encenada pelos jovens do Grupo de Teatro da Organização Não Governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na cidade de Salvador-Ba.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BOAL, Augusto. O teatro como arte marcial. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. 204p.

_____________. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 308p.

BORNHEIN, Gerd. Teatro: a cena dividida. São Paulo: L&PM, 1988.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela Arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2005.

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. 216p.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2003. 185p.

___________________. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 1. ed. São Paulo: Hucitec e Mandacaru, 2006. 183p.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? Tradução de Fátima Saadi. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 169p.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes: 1987.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003b. 325p.

UBERSFELD, Anne. El trabajo Del espectador. Tradución de Silvia Ramos. 1. ed. Madrid: 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção