O ESPAÇO TEATRAL COMO UM ESPAÇO DE RELAÇÃO

  • Olívia Camboim Romano Universidade Regional de Blumenau

Resumo

A comunicação discute o espaço teatral como um local de configuração de relação entre espetáculo e platéia, a partir da análise do espetáculo A Vida é Sonho?, apresentado em Blumenau/SC em 2007. A montagem foi desenvolvida com alunos do curso de Artes – Teatro, da FURB, sob direção de Roberto Murphy. A partir das reflexões sobre o espetáculo verificou-se que mesmo no contexto universitário é possível abordar o espaço teatral como um espaço capaz de gerar variadas possibilidades de relação: entre todos os envolvidos em sua realização, através de um processo colaborativo, entre os mediadores desta prática, por meio da interdisciplinaridade, entre o ator e a platéia, favorecida pela disposição do espaço cênico e, por fim, entre os espectadores, na medida em que estes também compõem a cena.

Referências

ABREU, Luís Alberto de. Teatro: Criação coletiva. Revista e, São Paulo: SESC São Paulo, n. 92, jan. 2005. Disponível em <http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm? Edicao_Id=206&Artigo_ID=3198&IDCategoria=3453&reftype=2>. Acesso em: 15 jul. 2008.

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

CRUCIANI, Fabrizio. Arquitectura teatral. México, D.F.: Gaceta, 1994.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

TEATRO Carlos Gomes: Blumenau. Institucional: Histórico do Teatro Carlos Gomes. Disponível em <http://www.teatrocarlosgomes.com.br/>. Acesso em: 09 jun. 2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção