Razão Emocional

  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir aspectos da sensibilidade, da emoção e da razão no drama e na relação ator, personagem e público. O trabalho demonstra, sobre diferentes perspectivas, a relação complementar e dependente entre estes, utilizando escritos de Marx (manuscritos de 1844 e Teses sobre Feuerbach, um poema de Fernando Pessoa, afirmações do neurologista Antonio Damásio e do tratado sânscrito sobre teatro Natyasastra.

Referências

DAMÁSIO, Antonio. O Erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano. SP: Cia da Letras, 2004.

GHOSH. M.M (tradutor). Natyasastra of Bharatamuni. Delhi: New Bharatiya Book Coorporation. 2006. 3 vols.

LORENZ, Edward (1996). The Essence of Chaos. DC: Washington University Press.

MARX, K. Ad Feuerbach (teses). Tradução Fred Leite Siqueira Campos. Marxists Internet Archive. http://www2.cddc.vt.edu/marxists/portugues/admin/correio.htm. acesso em julho de 2008.

MARX, K. Manuscritos Econômicos-Filosóficos de 1844. Bogota: Editorial Pluma, 1980.

MOTA, Marcus. Natyasastra: Teoria Teatral e a Amplitude da Cena. Revista Fenix. in http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/3.Dossie.Marcus_Mota.pdf

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção