“Platéias sem-teto” e “espectadores errantes” – reflexões acerca da recepção do teatro de rua

  • Taís Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo de recepção realizado com platéias de teatro de rua, a partir do acompanhamento de apresentações do espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê (RS). A partir das observações realizadas junto às platéias, discorro acerca do espectador de teatro realizado em ruas, praças e locais públicos. As implicações da recepção do teatro em espaços públicos, alguns traços constantes e a relação dos espectadores com recursos próprios de uma linguagem do teatro de rua também são objeto de reflexão desta investigação.

Referências

CARREIRA, André. El teatro callejero em la Argentina y em e Brasil democráticos de la década del 80. Buenos Aires: Editorial Nueva Generación, 2003.

CRUCIANI, Fabrizio; FALLETTI, Clélia. Teatro de rua. São Paulo: HUCITEC, 1999.

OIGALÊ, Cooperativa de Artistas Teatrais. Disponível em . Acesso em 20 de junho de 2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção