Ator / performer: ajuda o happening a pensar a atuação contemporânea?

  • Alexandre Pieroni Calado Universidade de São Paulo

Resumo

Neste texto procuro pensar o desempenho cênico contemporâneo, a partir de textos do ator, diretor e teórico de teatro norte-americano Michael Kirby (1931-97). Kirby trabalhou com o Wooster Group e com Woody Allen. Foi professor na New York University e escreveu livros seminais como Happenings (1965), The Art of Time (1969), A formalist theatre (1987) e Futurist Performance (2001). Foi editor da TDR de 1969 a 1986 e um dos fundadores dos estudos sobre performance nos EUA, juntamente com Richard Schechner. Este artigo nasce da convicção de que o vocabulário crítico de que dispomos condiciona os nossos processos criativos.

Referências

KIRBY, Michael, A Formalist Theatre, Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1987.

KIRBY, Michael, Happenings, New York: E. P. Dutton,1965.

PAVIS, Patrice, Dicionário de Teatro, trad. J. Guinsburg et al., São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

ZARRILLI, Phillip, «Acting / Actor» in: Dennis KENNEDY (ed.), The Oxford Encyclopedia of Theatre and Performance, Oxford: Oxford University Press, 2003.

ASLAN, Odette, «L’acteur en devenir» in: Théâtre / Public 182, Gennevilliers: Théâtre de Gennevilliers, pp. 102-107, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies, Le Théâtre Postdramatique, Paris: L’Arche, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena