Novas Mídias na Cena Contemporânea – Topos mitho-techné
Resumo
Mudanças qualitativas na arte ocorrem somente a partir de sistemática experimentação. Muitas vezes o uso reiterado de uma técnica, feito de forma consistente e em consonância com um pensamento transformador, pode ser catalizador de mudanças qualitativas na arte. Modismos e tendências rápidas no uso de mídias tecnológicas podem indicar certa superficialidade. É aparentemente o que ocorre hoje com o uso de novas mídias nas artes cênicas. Por outro lado, a presença de novas mídias e tecnologias, recorrente na Performance Arte, indica que nem sempre seu uso (até abusivo) tenha trato superficial. Hans-Thies Lehman apresenta abordagem ressonante com a cena coheniana, cuja ambivalência Mythos-Techné é gerada na metamorfose sem descanso do Work in Progress criativo.Referências
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo, Ed. Perspectiva 1989.
_____.Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1998.
_____. “Performance e Contemporâneidade: da Oralidade à Cibercultura” In: Oralidade em Tempo e Espaço: Colóquio Paul Zumthor. Org. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Educ, 1999.
_____. “Pós-Teatro: Performance, Tecnologia e Novas Arenas de Representação”. In: http://www.itaucultural.org.br/proximoato2003/ (Sítio do evento “Próximo Ato”, realizado em 2003)
_____. “Performance e Tecnologia: O Espaço das Tecnoculturas. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Vol. 2 2001.
LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena