Novas Mídias na Cena Contemporânea – Topos mitho-techné

  • Ana Goldenstein Carvalhaes Universidade de São Paulo

Resumo

Mudanças qualitativas na arte ocorrem somente a partir de sistemática experimentação. Muitas vezes o uso reiterado de uma técnica, feito de forma consistente e em consonância com um pensamento transformador, pode ser catalizador de mudanças qualitativas na arte. Modismos e tendências rápidas no uso de mídias tecnológicas podem indicar certa superficialidade. É aparentemente o que ocorre hoje com o uso de novas mídias nas artes cênicas. Por outro lado, a presença de novas mídias e tecnologias, recorrente na Performance Arte, indica que nem sempre seu uso (até abusivo) tenha trato superficial. Hans-Thies Lehman apresenta abordagem ressonante com a cena coheniana, cuja ambivalência Mythos-Techné é gerada na metamorfose sem descanso do Work in Progress criativo.

Referências

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo, Ed. Perspectiva 1989.

_____.Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1998.

_____. “Performance e Contemporâneidade: da Oralidade à Cibercultura” In: Oralidade em Tempo e Espaço: Colóquio Paul Zumthor. Org. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Educ, 1999.

_____. “Pós-Teatro: Performance, Tecnologia e Novas Arenas de Representação”. In: http://www.itaucultural.org.br/proximoato2003/ (Sítio do evento “Próximo Ato”, realizado em 2003)

_____. “Performance e Tecnologia: O Espaço das Tecnoculturas. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Vol. 2 2001.

LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naif, 2007.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena