A Encenação-em-Processo

  • Antonio Araújo Universidade de São Paulo

Resumo

O teatro contemporâneo, ampliando seu campo de formalização e experiência, vem colocando enorme ênfase no aspecto processual, deixando de se pautar apenas pela obra acabada e pela produção de resultados. Tal perspectiva, por conseqüência, também alarga os sentidos e os procedimentos da encenação. A encenação processual, pensada no âmbito de uma criação grupal compartilhada, é um campo marcado por assimetrias, irrupções, transbordamentos propositivos, conflitos e instabilidades. A encenação in progress vive, então, o paradoxo de querer controlar esse sistema dinâmico e, ao mesmo tempo, de ter pouco controle sobre ele. Na verdade, trata-se de uma resultante em constante estado de tensão, em que as cristalizações e dissipações cênicas são forjadas através de contínuas lutas e negociações.

Referências

COHEN, R. ‘Work in progress’ na Cena Contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

ZULAR, R. (org.). Criação em Processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.

DORT, B., La Représentation Émancipée. Arles: Actes Sud, 1988.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena