Pintando tudo com aquarela

  • Brisa Vieira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A minha demonstração prática consiste em apresentar as matrizes corporais criadas na parte prática da minha pesquisa no mestrado. Em Janeiro de 2008, realizei uma pesquisa de campo em pequenas comunidades, tendo como objetivo a coleta de material para a criação de matrizes corporais e vocais. Atualmente, a pesquisa consiste em investigar o processo de criação dessas matrizes a partir corporeidades observadas em campo, buscando discutir e conceituar um determinado conceito de dança – definido no artigo – que se tornou fundamental para o desenvolvimento dos processos práticos da pesquisa. Farei uma breve “entrada” na qual passarei pelas matrizes, apresentando ao público seu universo, textos e ações. Após esse momento farei breves colocações sobre o seu processo de criação e a pesquisa.

Referências

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.

GIL, José. Movimento total. São Paulo: Iluminuras, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena