Corpo-em-arte, corpo-subjétil, corpo-possibilidade

  • Caroline Peter Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esse trabalho busca realizar uma breve reflexão sobre corpo-em-arte, partindo da conceituação de corpo-subjétil feita por Renato Ferrracini. Desse modo,essa comunicação apresenta esse conceito por ele cunhado, bem como suas relações com organicidade, vista por ele como uma força. Como exercício conceitual sobre esse último, é feito um “recorte” de análise no qual é proposta a aproximação do mesmo com o conceito de totalidade existente na técnica de dança moderna-Martha Graham. Para tanto, esse estudo parte de experiência teórico-prática, sendo parte integrante da pesquisa de mestrado da autora.

Referências

FERRACINI, Renato. Café com queijo- corpos em criação. Campinas: Unicamp; 2006.

LÉVY, Tatiana Salem. A Experiência do Fora- Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

GARAUDY,Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1980.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena