A Política no Teatro e a Crueldade Artaudiana

  • Cassiane Tomilhero Frias Universidade Estadual de Campinas

Resumo

No âmbito das discussões sobre Teatro Pós–Dramático e sobre as implicações políticas impressas na arte atualmente; considerando poder como uma complexa teia de relações que acontece em todos os níveis da sociedade, este texto, propõe investigar como um espetáculo teatral, hoje, pode tornar-se ação política. No intuito de fundamentar a discussão, serão utilizados conceitos de Michael Foucault e de Hans-Thies Lehmann A relação entre teatro e política, mapeada neste percurso será posta em diálogo com o Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, visto que sua poética aponta para aspectos políticos relevantes nas relações de tensão entre arte, cultura e poder.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo, trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

FELÍCIO, Vera Lúcia. A Procura da Lucidez em Artaud. São Paulo: Perspectiva, 1996.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade, trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

________ . Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão, trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

LEHMANN, Hans-Thyes. Teatro Pós-Dramático, trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosacnaify, 2007.

________ . Teatro Pós-Dramático e Teatro Político, trad. Raquel Imanishi. Artigo da Revista ‘Sala Preta’ da USP, n.4. São Paulo, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena