Encontro entre teatro e medicina na Consulta Encenada

  • Daniela Aquino Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Pesquisa que busca estudar, sob o viés das Artes Cênicas, o encontro entre teatro e medicina através das Consultas Encenadas. A experiência visa investigar a desterritorialização do teatro e da medicina que acontece quando o médico realiza uma anamnese com uma paciente fictícia, e a atriz, está “em cena” com um não-ator. Existe uma troca entre duas subjetividades. O médico se assemelha ao que Boal chama de“espect-ator” e a paciente é atriz, essa noção proporciona melhores condições para o jogo da cena entre um ator e um não-ator.

Referências

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1968.

BARBA, Eugenio e Savarese. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1995.

BLAKISTON. Dicionário médico. São Paulo: Organização Andrei Editora, 1979.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BROOK, Peter. O ponto de mudança. São Paulo: Civilização Brasileira, 1994.

BURNIER, Luís Otávio. Da técnica à representação. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

CHAUI, Marilena. A nervura do real: Imanência e liberdade em Espinosa. Vol I e II. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27 n. 2, p. 10-18, jul / dez. 2002.

ESPINOSA, Benedictus. Coleção Os pensadores. Vol II. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

LOWN, Bernard. A Arte Perdida de Curar. São Paulo: Editora JSN. Ed Fundação Peirópolis, Tradução Wilson Velloso. 1997.

PUSTAI, Odalci José. A imagem do corpo do paciente que emerge das poéticas terapêuticas convencionais e alternativas. Anais do XXI Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, outubro de 1997.

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo del actor sobre si mismo El trabajo sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires: Editoral Quetzal, 1980.

TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+currículo+Deleuze. Educação e Realidade, Porto Alegre v. 27 n.2, p.47-57, jul./dez. 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena