Em torno da performance

  • Denise Pedron Coletivo estudiofitacrepe

Resumo

O artigo propõe reflexões teóricas em torno da definição de performance, tomando como ponto de partida autores como COHEN, GOLDBERG, GOFFMAN, SCHECHNER e DELEUZE. Tomada como arte de intervenção, “modificadora”, que visa causar uma “transformação no receptor”, a performance tem no seu potencial de experimentação uma forte marca definidora, se apresentando como uma prática orientada para a estimulação de acontecimentos e não para a criação de um produto estético. A performance aproxima-se, então, do acontecimento, tal como abordado por Deleuze, que comporta a processualidade, a transformação, a criação, a experimentação e a abertura às multiplicidades.

Referências

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea – Criação, Encenação e Recepção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

______________ Performance como linguagem: criação de um tempo e espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka, por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

_______________________________. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

________________________________ Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia . Vol. 1, São Paulo: 34, 1995.

_______________________________ Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia . Vol. 5, São Paulo: 34, 1997.

GOLDBERG, RoseLee. Performance Art. From Futurism to the present. New York, Thames and Hudson, 1988.

RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: RAVETTI, Graciela, ARBEX, Márcia (orgs) Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Poslit/FALE/UFMG, 2002. p.45-68.

ROLNIK, Sueli. O corpo vibrátil de Lygia Clark. In. Mais! Folha de São Paulo, 30 de abril de 2000.

SCHECHNER, Richard. Environmental Theatre. Nova York: Hawthorn Books, 1973.

____________________ By Means of Performance Intercultural Studies of Theater and Ritual, Cambridge University, 1990.

___________________. Writings on culture and performance. New YorK: Routledge, 1993.

STATES, Bert. Performance as Metaphor. Theatre Journal. Março, 1996.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena