O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência

  • Diego Elias Baffi Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo parte das experiências práticas de intervenção da técnica do palhaço itinerante no espaço público, realizada pelo autor na pesquisa de mestrado “Possibilidades de Ressignificação do Espaço Público a Partir da Técnica do Palhaço Itinerante”. Estas experiências trilham o caminho da investigação prática sobre a possibilidade de construção do espaço público como atuador do acontecimento dramático: para isso propõem a investigação sobre a relação do palhaço itinerante com os elementos do espaço público e a possibilidade de transcendência destes elementos da categoria óbvia funcional, mono-útil, de forma que a interação com o espaço público e com seus elementos constitutivos alcance o lugar do que denominaremos, a partir de FERRACINI, zona de experiência.

Referências

FERRACINI, Renato. Fronteiras, Paradoxos e Micropercepções. In: Artes Cênicas Sem Fronteiras. Organização por Karin Thrall e Adriana Vaz Ramos. São Paulo : Anarco Editora, 2007.

FERRACINI, Renato. Setas Longas do Palhaço. In: Sala Preta – Revista do PPG em Artes Cênicas n. 06 – ECA-USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena