Por uma Politização do Corpo na Cena

  • Fernanda Raquel Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Algumas experiências artísticas estão contaminadas por um pensamento que considera a condição de transitoriedade e a interação corpo-ambiente. Uma dessas experiências é o trabalho do grupo de teatro japonês Gekidan Kaitaisha. A hipótese fundamental é de que ao debater as noções fixas do corpo e da performance, assim como ao colocar em xeque a própria questão de uma suposta essência cultural, as estratégias adotadas pelo grupo politizam o corpo e a cena, já que pretendem tornar visíveis as singularidades de cada corpo e o permanente estado provisório dos corpos e do mundo.

Referências

COHEN, Renato. Cartografia da cena contemporânea: matrizes teóricas e interculturalidade. Comunicação Semiótica. São Paulo: PUCSP, 2000.

ECKERSALL, Peter. The Performing Body and Cultural Representation in the Theatre of Gekidan Kaitaisha. In: SCHOLZ-CIONCA, Stanca and LEITER, Samuel L. (ed.). Japanese Theatre and the International Stage. Leiden; Boston: Brill, 2001. p. 313-327. (Brill’s Japanese studies library, v 12)

GEKIDAN KAITAISHA. Dream Regime. Wales Arts Internacional, Wales, dezembro de 2005. 1 DVD, 78 min.

GREINER, Christine. O Corpo – pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

__________________ A diáspora do corpo em crise: do teatro japonês aos novos processos de comunicação do ator contemporâneo. Sala preta, São Paulo, v. 02, p. 103-119, 2002.

GREINER, Christine e KATZ, Helena. A natureza cultural do corpo. In: PEREIRA, Roberto. (Org.). Lições de Dança 3. 1. ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002, v. 3, p. 77-102.

HIDENAGA, Otori e SHIMIZU, Shinjin. Theatre of Desconstruction Kaitaisha (1991-2001). Toquio: Shuho Bijutsu, 2001.

TADASHI, Uchino. Deconstructing “Japaneseness”: Toward Articulating Locality and Hybridity in Contemporary Japanese Performance. In: CENTRE FOR DRAMA AND THEATRE STUDIES. Dis/Orientations (Cultural Praxis in Theatre: Asia, Pacific, Australia). Australia: Monash University, 1999. pp. 35-53. (Monash Theatre Papers I)

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena