A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral

  • Joice Rodrigues de Lima Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Com este trabalho, pretendo colocar em discussão a possibilidade de criação de uma dramaturgia teatral que seja imanente a sensações e percepções suscitadas pela imagem fotográfica. A hipótese levantada é da fotografia constituir-se por mais do que está visível aos olhos, com existência além aos limites de suas linhas e formas, revelando sua continuidade ao manifestar no observador memórias e sensações, remetendo-o a novas imagens. Pressupondo que estes elementos implícitos possam ser transformados em cena teatral, proponho somar à pesquisa a obra da artista francesa Sophie Calle e investigar possibilidades de aproximação entre as características de seu trabalho e a dramaturgia teatral.

Referências

CALLE, Sophie. M’as tu vue. Paris: Adagp, 2003.

ENTLER, Ronaldo. Fotografia e acaso: a expressão pelos encontros e acidentes. In O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 2005.

___________. O corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa. In Studium 18, v.12, 2004. Disponível em <http://www.studium.iar.unicamp.br/18/03.html>. Acesso em: 28 jul. 2008. ___________. Testemunhos Silenciosos: uma nova concepção de realismo na fotografia contemporânea. In ARS (USP) v.08, p.44-60, 2006. Disponível em <http://www.cap.eca.usp.br/ ars8.htm>, p.49. Acesso em: 05 jun. 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SAMAIN, Etienne. Um retorno à Câmara Clara: Roland Barthes e a Antropologia Visual. In O Fotográfico, São Paulo: Hucitec, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena