Imagem Sonora: da música à cena

  • Jussara Trindade Moreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Tendo como ponto de partida o conceito de imagem sonora – o produto visual de uma percepção auditiva – este estudo pretende investigar a natureza de uma relação possível entre música e imagem cênica. Nele, serão utilizados elementos de uma análise etnomusicológica – da música enquanto sistema cultural – no intuito de demonstrar como os códigos de comunicação sonora veiculados pelas músicas podem proporcionar múltiplos referenciais – sentimentos, lembranças, lugares, evocações – para a criação de imagens cênicas. O locus da análise será a oficina teatral do grupo Tá Na Rua (RJ) que, acredito, desenvolve a capacidade do ator de traduzir, corporalmente, imagens sonoras em imagens cênicas.

Referências

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. A movimentação musical em musicoterapia: interações e intervenções. VI Congresso Mundial de Musicoterapia, Rio de Janeiro, julho de 1990.

BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1978.

MOREIRA, Jussara Trindade. A pedagogia teatral do grupo Tá Na Rua. Dissertação de Mestrado em Teatro – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Ed. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1991.

SCHECHNER, Richard. El teatro ambientalista. Colección Santa Cruz Atoyac. México: Árbol Editorial, 1988.

TRAGTENBERG, Livio. Música de cena: dramaturgia sonora. São Paulo: FAPESP/Perspectiva, 1999.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras/Círculo do Livro, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena