Unidade múltipla

  • Kenny Neoob Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Num exercício de reflexão em processo, as interações que afetam o pensamento artístico contemporâneo são analisadas e relacionadas à obra e aos depoimentos de John Cage. Essas interações transbordam as áreas de conhecimento, estão relacionadas à ciência, à filosofia e às artes. Cage pensou a música como a própria vida, esteve atento às novas teorias da física, queria incorporar o mundo dos ruídos em sua obra, realizou os seus trabalhos artísticos sem um fim econômico. Múltiplas influências aliadas a sua percepção de tempo e de coisas simples teriam possibilitado a criação do seu Happening, no Black Mountain College.

Referências

CAGE, John. Para los pajaros. Venezuela: Monte Avila, 1981.

_______. Silence: Lectures and writings by John Cage. Hanover: University Press of New England, 1973.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. Qu’est-ce que la philosophie. Paris: E. Minuit, 1991.

SASSO, Robert. VILLANI, Aranud. Le vocabulaire de Gilles Deleuze. Nice: Centre de Recherches D’Histoire des Idées, 2003.

UBU WEB. 4'33''. Londres, 2004. Disponível em : http://ubu.com/film/cage_433.html Acesso em 01/07/2008.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena