O tapete na poética de Peter Brook: suporte material do conceito de espaço vazio

  • Larissa Cardoso Feres Elias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A partir da montagem de Rei Lear, em 1962, os espetáculos de Peter Brook passam a ser atravessados pela noção de espaço vazio, e, desde 1972, quando Brook faz sua primeira turnê à África, com seu grupo internacional, o tapete passa a ser a forma material mais evidente do conceito de espaço vazio – empty space, que se torna um conceito fundante do teatro brookiano. 1968 é o ano em que se inicia claramente sua formulação cênica. O tapete tornou-se o símbolo material da idéia de espaço vazio: uma forma, que nasceu da necessidade de romper com as formas existentes, e que ganhou o estatuto não de cenário, mas de lugar de representação.

Referências

BROOK, Peter. O ponto de mudança: quarenta anos de experiências teatrais: 1946-1987. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

___ The empty space. New York: Touchstone, 1996.

___ Fios do tempo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena