Dias Felizes: a cena feminina em Samuel Beckett

  • Laura Carla Franchi dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo almeja lançar algumas questões referentes à composição cênica da personagem Winnie de Dias Felizes com o intuito de pesquisar a proposição corporal na cena feminina de Samuel Beckett. Para tanto, destacamos alguns elementos constitutivos da peça e levantamos propostas investigativas acerca da situação vivida pela personagem. Assim, enfatizamos o impedimento da ação, o direcionamento para a imobilidade e o poder da vigília como componentes que asseguram a promoção do quadro situacional da personagem. Ressaltamos que esta é uma peça voltada para a cena feminina e, por isso, a declaração de atrizes que já promoveram a figuração desta mulher encabeçou este estudo.

Referências

BECKETT, Samuel. Samuel Beckett: The Grove Centenary Edition: Volume III: Dramatic Works. New York: Grove Press, 2006.

_____. Dias felizes. Tradução de Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Banco de Peças Teatrais, Biblioteca da UNIRIO, 2002a.

BEN-ZVI, Linda (Ed). Women in Beckett: performance and critical perspectives. Urbana e Chicago: University of Illinois Press, 1992.

MONTENEGRO, Fernanda. Fernanda Montenegro faz ensaios abertos de Beckett. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, 28 de junho de 1995.

_____. Esperando o inevitável. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 de junho de 1995.

RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot: e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética da cena. São Paulo: Hucitec/ Fapesp, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena