Performance como ação de um coletivo: relato de um experimento

  • Lucio Agra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Esta comunicação procurará discutir os resultados da experiência pedagógica da performance como uma das habilitações da Graduação em Comunicação das Artes do Corpo, completando 6 anos e seis projetos em 2007. Tradicionalmente vista como expressão de uma construção criativa pessoal, a perspectiva de projeto individual da performance mostrou-se uma questão complexa e relevante nas circunstâncias de produção de trabalhos de conclusão de curso realizados por um coletivo. As diversas respostas ao problema, levadas a cabo, nos experimentos realizados na PUC de São Paulo, apresentam interessantes dados de reflexão para a prática didática/criadora.

Referências

AGRA, Lucio Monstrutivismo – reta e curva das vanguardas SP, PUC-SP, Tese de Doutoramento, 1998.

BARTHES, Roland “Saindo do cinema” in: METZ, C., KRISTEVA, J., GUATTARI, F. e BARTHES, R. Psicanálise e Cinema SP, Global, 1980, trad. Pierre André Ruprecht.

COHEN, Renato Performance como linguagem SP, Perspectiva, 1989. COHEN, Renato Work in progress na cena contemporânea SP, Perspectiva, 1998.

MACIEL, Kátia “ ‘O cinema tem que virar instrumento’ as experiências quasi-cinemas de Hélio Oiticica e Neville d’Almeida” in: BRAGA, Paula Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica SP, Perspectiva, 2007.

MELIM, Regina Performance nas artes visuais Rio, Jorge Zahar, 2008.

RUSH, Michael Novas mídias na arte contemporânea SP, Martins Fontes, 2006, tradução Cássia Maria Nasser.

SCHECHNER, Richard Performance Studies – an introduction Second edition NY, Routledge, 2006.

SEQUEIRA, Rosane rumores discretos da subjetividade SP, PUC-SP, Tese de Doutoramento, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena