Lambe-Sujo: dança dramática, performance e liminaridade

  • Marianna Francisca Martins Monteiro Universidade Estadual Paulista

Resumo

Nesta comunicação pretendo refletir sobre o conceito de liminaridade de Victor Turner colocando-o em conexão com o conceito de comportamento restaurado de Richard Schechner, a partir da observação de uma dança dramática brasileira: o Lambe Sujo folguedo que desafia as fronteiras entre teatro e ritual, entre teatro e vida. Procuro tratar esta dança dramática fora da chave folclórica como teatro contemporâneo na fronteira entre ritual-teatro e vida. O Lambe Sujo encena uma revolta quilombola que é combatida por índios a serviço dos brancos. Esse folguedo re-encena momentos considerados históricos de ruptura com a ordem escravista e, através dessa rememoração provoca na cidade de Laranjeiras, em Sergipe, uma suspensão da ordem cotidiana e a instauração de zonas de risco e instabilidade.

Referências

SCHECHNER, Richard. Between Theatre and anthropology. Philadelphia: the Univ. of Pennsylvania Press, 1985.

_______________. Performance Theory, New York- London, Routledge, 1988.

TURNER, Victor W. O processo ritual, estrutura e ant-estrutura. Petrópolis, Ed. Vozes, 1974.

_____________. From ritual to theatre, the human seriousness of play. New York, PAJ Publications, 1982.

_____________. The anthropology of performance. New York, PAJ Publications, 1987,1988.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena