O Corpo Intenso nas Artes Cênicas: Articulando o Corpo sem Órgãos, os Bartenieff Fundamentals e o Body-Mind Centering
Resumo
Esta pesquisa propõe discutir e articular conceitos e propostas metodológicas que abordam o corpo enquanto matéria em constante processo de re-invenção. Serão abordadas as técnicas somáticas Bartenieff Fundamentals e Body-Mind Centering. O intuito é perceber como essas técnicas podem produzir o que Artaud chamou ‘corpo sem órgãos’, entendendo-o como uma prática que pode ser vivenciada por meio destas técnicas, auxiliando o ator-bailarino em sua criação artística, capacidade expressiva e possibilidades de movimento.Referências
Antonin, Artaud. Linguagem e Vida. Org. Guinsburg, J., Telesi, Sílvia Fernandes e Neto, Antonio Mercado. São Paulo: Ed. Perspectiva. 1970. _____________. Para acabar com o juízo de Deus. In: Oeuvres Completes. Paris: Galimard, 1976; cf. Cláudio Willer, op. cit., p. 161-162, v. XIII.
BARTENIEFF, Irmgard. Body movement. Coping with the environment. Langhorne: Gordon and Breach Science Publishers, 1980.
COHEN, Bonnie Brainbridge. Sensing, feeling and action. The experimental anatomy of BodyMind Centering. Northampton: Contact Editions. 1993a.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34. 1996.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume. 2002.
GIL, José. Metamosfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D’Água. 1997.
HACKNEY, Peggy. Making Connections. Total Body integration through Bartenieff Fundamentals. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1998.
LINS, Daniel. Antonin Artaud – O Artesão do Corpo Sem Órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1999.
QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Annablume. 2004.
WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE – CIT, n. 2, Salvador. Fevereiro, 1999. Trad. Leda Muhana.