A ALTERIDADE EM GROTOWSKI: UMA METAFÍSICA DA RESPONSABILIDADE

  • Paula Alves Barbosa Coelho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito de alteridade postulado por Emmanuel Lévinas como ferramenta teórica para a análise do movimento que leva Grotowski a abandonar a encenação de espetáculos para se dedicar ao trabalho do ator, num processo fechado a que denomina “arte como veículo”. Destaca como o conceito de alteridade esclarece os fundamentos do que Lévinas chama “uma metafísica da responsabilidade”, e como essa nova filosofia relaciona-se com as proposições de Grotowski para a formação do ator/performer. Ressalta ainda a proximidade temática entre essa “metafísica da responsabilidade” e os processos criativos do ator e do performer na contemporaneidade.

Referências

BROOK, Peter. Grotowski, el arte como vehiculo. Revista Máscara, México año 3 n.11-12, p.76-77, Enero 1993.

FOUCAULT, Michel e DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder – conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze in Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2008.

GROTOWSKI, Jerzy. Da companhia teatral à arte como veículo in Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski – 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera teatro, 2007.

_________________. Para um teatro pobre. Lisboa, Forja Editora, 1975. LÉVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Lisboa, Edições 70, 2007.

__________________. De outro modo que ser, o más allá de la esencia. Salamanca, Ediciones Sígueme, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena