A preparação do ator-animador no espetáculo Dicotomias-fragmentos Skizofrê
Resumo
Estudo do processo de preparação do ator-animador no espetáculo Dicotomias -fragmentos Skizofrê e os possíveis recursos interpretativos que um processo como este pode oferecer ao ator contemporâneo para atuar em propostas cênicas distintas da estética realista ou naturalista. A criação de um “ator ideal” com referências técnicas e estéticas no teatro de marionetes, no teatro de máscaras, e a concepção de interpretação definida como “ator marionetizado” tem afinidades com o trabalho do ator-animador. Este é o ponto de diálogo entre o processo do ator-animador de Dicotomias e o ator do teatro dramático.Referências
AMARAL, Ana Maria. O inverso das coisas. In Revista Móin-Móin. Santa Catarina: SCAR/UDESC, 2005.
APPIA, Adolhpe apud CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo: Unesp, 1997.
BELTRAME, Valmor Nini. A Marionetização do ator. In:Revista Moin-Moin. Santa Catarina: SCAR/UDESC, 2005.
BELTRAME,Valmor Nini. Teatro de bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis: UDESC, 2008.
BONFITTO, Mateo. Do Texto ao contexto. In:Revista Humanidades. São Paulo: USP, 2006.
DURAND, Gilbert apud GARAGALZA,Luis. La interpretación de los símbolos: hermenéutica y lenguaje en la filosofia actual. España: Anthropos, 1990.
SOBRINHO, Teotônio. Reflexões sobre o ator no teatro de imagens. In Revista Móin-Móin. Santa Catarina: SCAR/UDESC, 2005.
LECOQ, Jacques. Le mime, art du mouvement. In Le théâtre du geste. Mimes et acteurs. Sous la direction de Jacques Lecoq. Paris: Bordas, 1987. (Spectacles) — Tradução e notas de José Ronaldo FALEIRO.
STANISLAVSKI, Kostantin. Manual del actor. México : Diana, 1994.