A Convenção Consciente e a proxêmica meyerholdiana

  • Rebeka Caroça Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo objetiva relacionar os debates sobre a metodologia da pesquisa em Artes Cênicas no Brasil com o projeto de pesquisa Convenção Consciente: a produção do espaço cênico meyerholdiano, que trata do estudo sobre a construção do espaço cênico dentro da proposta do Teatro da Convenção Consciente, a partir da análise das encenações produzidas por Meyerhold entre os anos de 1905 a 1926. Os debates acerca do rumo da pesquisa em artes e a dificuldade de se definir o objeto são um dos pontos abordados. O Método Matricial proposto por Brito e Guinsburg (2006), é tomado como uma possibilidade de encaminhamento para a pesquisa, pois a partir dele há a possibilidade de se entender os elementos que constituem a obra de Meyerhold principalmente no que toca a produção do espaço cênico.

Referências

BRANDÃO, Tânia. Artes Cênicas: por uma metodologia da pesquisa histórica (105-119). In CARREIRA, André; CABRAL, Biange; RAMOS, Luiz Fernando;

FARIAS, Sérgio Coelho (Orgs.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro:7 Letras, 2006.

BRITO, Rubens; GUINSBURG, Jacó. Método Matricial (18-25). In CARREIRA, André; CABRAL, Biange; RAMOS, Luiz Fernando; FARIAS, Sérgio Coelho (Orgs.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro:7 Letras, 2006.

CAVALIERE, Arlete. O Inspetor Geral de Gogol/ Meyerhold: um espetáculo síntese. São Paulo: Perspectiva, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena