FLUÊNCIA

  • Rita Gusmão Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Reflexão sobre a fluência como atividade apreensiva do consumidor de arte, parâmetro discursivo para o estudo da recepção na atualidade e paradigma de novas relações entre criadores, consumidores e pensadores da arte. Busca-se compreender a atitude individualizada do consumidor de arte como um operador da obra, chamada de produto artístico, considerando a necessidade de envolvimento, de percepção dos territórios nos quais estão situados criador e consumidor e de novos agenciamentos sensoriais inerentes aos produtos desenvolvidos nas novas situações socioculturais em curso neste momento histórico. Simultaneamente, busca-se apontar questões que aparecem quando se analisa a ampliação da ingerência do mercado de bens simbólicos sobre os produtos e sobre as expectativas do consumidor.

Referências

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. Trad: Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. SP: ED. 34. 1992.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena