Voz – Movimento Corporal – Criação

  • Sandra Parra Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Explanação de um dos itens fundamentais discutidos em dissertação de mestrado da autora, a respeito de pesquisa sobre trabalho integrado de voz-movimento corporal e seus afetos na criação cênica. O artigo apresenta a idéia de que, em busca de uma poética de cena que se construa na zona de fronteira entre ator e espectador, criar um novo entendimento sobre relação entre movimento corporal e voz será determinante na realização da criação. Isso porque o modelo dualista de oposição entre corpo e mente se reproduz, como microcosmo, na relação entre voz e movimento corporal – não só na abordagem analítica que recebem nos trabalhos de preparação de ator como também no esquema de hierarquização, de valoração de um em relação ao outro.

Referências

CHURCHLAND, Paul M. Matéria e Consciência – uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 1998. DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O Cérebro Nosso de Cada Dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2002. SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989. VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte – formas de conhecimento: arte e ciência; uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec/Educ, 1997.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena