O Processo Criativo e a Criação do Processo: os Laboratórios Experimentais como Proposta Metodológica em Artes Cênicas

  • Saulo Silveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

A presente exposição tem como objetivo apresentar e analisar o caminho metodológico utilizado na pesquisa de mestrado intitulada provisoriamente como Uma Proposta de Preparo Corporal para o Artista Cênico (d)Eficiente Físico: os Bartenieff Fundamentals como Fonte de Experimentação e discutir a relação co-evolutiva existente entre a criação do processo metodológico e o processo criativo utilizado no mesmo. Esse percurso sistemático é aqui nomeado por Laboratórios Experimentais, o qual se compromete em desenvolver o preparo corporal de artistas cênicos com deficiência física, amparado e fundamentado, principalmente, no sistema teórico-prático dos Fundamentos Corporais Bartenieff.

Referências

FERNANDES, Ciane. Entre Estética e Terapia: corpos contando suas histórias. In Revista Repertório, Teatro & Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 74 – 83, 1999.2 HACKNEY, Peggy. Making Connections: Total Body Integration Through Bartenieff Fundamentals. Amsterdam: Gordon & Breach. 1998.

MERÍSIO, Paulo. Um Estudo sobre o Modo Melodramático de Interpretar: o circo-teatro no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 como fonte para laboratórios experimentais. Tese de doutorado. Centro de Letras e Artes da UNIRIO, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena