Estética Teatral Contemporânea: performance / encenação

  • Tânia Alice Feix Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A comunicação, fruto de uma pesquisa de Pós-Doutorado realizada na UFRJ em 2007/2008, propõe uma reflexão sobre os parâmetros que permitiriam o entendimento da Estética Teatral Contemporânea a partir da análise de 15 performances / encenações realizadas por Companhias teatrais brasileiras nos dez últimos anos e que investigam o texto clássico como um material para a criação cênica e performática. Os conceitos de “contemporâneo”, de “reciclagem do passado” e de “engajamento político” norteiam essa reflexão, realizada a partir de uma investigação prática (atuação, encenação, performance) e teórica (pesquisa, observação).

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Le Complot de L´Art. Paris: Broché, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

COHEN, Renato. Work in Process na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1994.

DEBORD, Guy. La société du spectacle. Paris: Folio Essais, 1967.

DELEUZE. Qu´est-ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. “Arte Contemporânea e crítica de arte”, in Os Lugares da Crítica da Arte. São Paulo: Editora Imprensa Oficial, 2005.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LEHMANN, Hans-Thies. Le théâtre pós-dramatique. Paris: L´Arche, 2002. LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio – ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: Manole, 2006.

LYOTARD, Jean-François. La Condition post-moderne. Paris: Editions de Minuit, 1979.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena