Força de Comando : Um trabalho do ator sobre seus instintos

  • Tiago Moreira Fortes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Buscamos, através de uma aproximação entre Nietzsche e Artaud, realizar uma compreensão trágica do Teatro da Crueldade em detrimento de uma leitura unilateral que percebe no teatro proposto por Artaud apenas uma apelo ao caos ou a uma anarquia dos instintos. Neste intuito, fazemos uma leitura do “Atletismo Afetivo” como um trabalho sobre os instintos, como um direcionamento das paixões, não para controlá-las, mas para ampliar suas reais potencialidades, realizando o que Nietzsche chama de uma “espiritualização das paixões”. Assim, Artaud busca afastar de seu teatro o “acaso” e a “liberdade”, e clama por uma aproximação entre poesia e ciência,trazendo à tona o sentido de Rigor e Necessidade presente no conceito de Crueldade.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu Duplo. Tradução Teixeira Coelho. São Paulo : Martins Fontes, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. O Crepúsculo dos Ídolos. Tradução Marco Antônio Casa Nova. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 2000.

___________________. A visão dionisíaca do mundo. Tradução Marcos Sinésio Pereira Fernandes, Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo : Martins Fontes, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena