Bachelard e Nelson Rodrigues: inspirações para composição das personagens de Dorotéia
Resumo
A demonstração nasce do diálogo entre prática teatral e filosofia, a partir das contribuições da imaginação material e da poética dos quatro elementos do filósofo francês Gaston Bachelard no trabalho de composição corpórea de três personagens de Dorotéia, farsa irresponsável de Nelson Rodrigues, centrando-se naquilo que Nelson denomina teatro desagradável. Apresentaremos os conceitos chaves da poética material bachelardiana por meio de sua reverberação no processo de composição corpórea das personagens, onde pulsam tema e estilo. Em D. Flavia exploraremos o elemento terra, manifesto na ambigüidade túmulo e berço. Em Das Dores, o elemento água e a ambigüidade bálsamo e veneno; em Dorotéia, o elemento fogo e a dupla valoração de purificação e desejo.Referências
Artaud, Antonin. O Teatro e seu Duplo, Max Limonad, SP, 1984.
Bachelard, Gaston. A Água e os Sonhos, Martins Fontes, SP, 1989.
________. A Terra e os Devaneios do Repouso, Martins Fontes, SP, 1990.
________. A Terra e os Devaneios do Repouso, Martins Fontes, SP, 1991.
________. A Psicanálise do fogo, Martins Fontes, SP, 1994.
Rodrigues, Nelson.Teatro Completo, Nova Aguilar, RJ, 1993.
Flor de Obsessão (org. Ruy Castro), Cia das Letras, SP, 1997.
Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena