Bachelard e Nelson Rodrigues: inspirações para composição das personagens de Dorotéia

  • Veronica Fabrini Machado de Almeida Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A demonstração nasce do diálogo entre prática teatral e filosofia, a partir das contribuições da imaginação material e da poética dos quatro elementos do filósofo francês Gaston Bachelard no trabalho de composição corpórea de três personagens de Dorotéia, farsa irresponsável de Nelson Rodrigues, centrando-se naquilo que Nelson denomina teatro desagradável. Apresentaremos os conceitos chaves da poética material bachelardiana por meio de sua reverberação no processo de composição corpórea das personagens, onde pulsam tema e estilo. Em D. Flavia exploraremos o elemento terra, manifesto na ambigüidade túmulo e berço. Em Das Dores, o elemento água e a ambigüidade bálsamo e veneno; em Dorotéia, o elemento fogo e a dupla valoração de purificação e desejo.

Referências

Artaud, Antonin. O Teatro e seu Duplo, Max Limonad, SP, 1984.

Bachelard, Gaston. A Água e os Sonhos, Martins Fontes, SP, 1989.

________. A Terra e os Devaneios do Repouso, Martins Fontes, SP, 1990.

________. A Terra e os Devaneios do Repouso, Martins Fontes, SP, 1991.

________. A Psicanálise do fogo, Martins Fontes, SP, 1994.

Rodrigues, Nelson.Teatro Completo, Nova Aguilar, RJ, 1993.

Flor de Obsessão (org. Ruy Castro), Cia das Letras, SP, 1997.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena