ASPECTOS DA ORGANICIDADE EM GROTOWSKI

Ilda Maria de Andrade

Resumo


O foco de estudo da presente comunicação está vinculado à pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo está centrado em analisar e discutir entendimentos e noções oriundas das pesquisas de Jerzy Grotowski. O período escolhido para investigação são as aulas ministradas por ele na cadeira de Antropologia Teatral do Collège de France entre os anos de 1997 – 1998, com o curso “A linhagem orgânica no teatro e no ritual”. Especificamente neste artigo, a discussão se dará a partir de questões relativas à organicidade, apontadas na aula inaugural do referido curso, ocorrida em 07 de janeiro de 1997. Para isso pauta-se no estudo bibliográfico e análise dos áudios e transcrições dessas aulas.

Palavras-chave


Jerzy Grotowski; Collège de France; Organicidade.

Texto completo:

PDF

Referências


GROTOWSKI, Jerzy. Performer. (tradução de Patrícia Furtado de Mendonça) In: eRevista Performatus,Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.

________________. Tu eres hijo de alguien. In:Máscara - Cuaderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia – ano 3 – n.11-12,p.69 – 75, México, janeiro de 1993.

MOTTA LIMA, Tatiana. Les Mots Pratiqués: Relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado – Unirio, 2008.

____________________. Palavras Praticadas: O Percurso Artístico de Jerzy Grotowski, 1959 - 1974. São Paulo: Perspectiva, 2012.

OLINTO, Lidia; VIEIRA, Brisa. A perspectiva transcultural dos conceitos de linha orgânica e linha artificial de Jerzy Grotowski. In: Anais dos simpósios Reflexões Cênicas Contemporâneas, LUME/Unicamp, 2016. Acesso em: http://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/issue/view/24/show Toc

SODRÉ, Celina. Jerzy Grotowski: artesão dos comportamentos humanos metacotidianos. 2014. Tese (Doutorado em Letras e Artes) – Centro de Letras e Artes (CLA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2014.

TOPORKOV, Vassili. Stanislavski ensaia - memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio