MATRIZES ESTÉTICAS DAS TRADIÇÕES NUMA CENA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: O MILAGRE DO SANTO NOVO

  • Jorge das Graças Veloso

Resumo

Santo Novo, da Cia dos Homens, de Brasília, com dramaturgia e direção de Graça Veloso. Inspirado na música Mané Tibiriçá, do compositor caipira Moreninho, partindo de matrizes estéticas da tradição interiorana, traz para a cena contemporânea os processos de aparecimento de imagens e lugares que se transformam em grandes centros de peregrinação religiosa no Brasil. A partir da criação de um espantalho para ser colocado numa lavoura de arroz, uma sequência de eventos inesperados faz surgir mais um lugar de adoração aos santos católicos, muitos deles distantes da institucionalização da Igreja de Roma.  A montagem expõe o paradoxo da constatação de uma verdade através de sua negação, noção muito recorrente em narrativas sobre a pós-modernidade. Essa criação dramatúrgica, sustentada na espetacularidade da sinergia entre o arcaico de velhas tradições e elementos da vida cotidiana atual, retrata as grandes visualidades relacionadas a esses lugares de devoção e fé.

Referências

BIÃO, Armindo. A vida ainda breve da etnocenologia: uma nova perspectiva transdiciplinar para as artes do espetáculo. Cátedra de Artes nº 10 (2011). Faculdad de Artes. Pontifícia Universidad Católica de Chile. Disponível em: http://catedradeartes.uc.cl/pdf/catedra%2010/la%20aun%20breve%20vida%20de%2 0la%20estnoescenologia.pdf _____. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: ___. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos, pp. 33-44. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009. Disponível: http://www.teatro.ufba.br/gipe/arquivos_pdf/ETNOCENOLOGIA1.pdf.

______. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por uma Cenologia Geral. In: Memória ABRACE I: Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas, Salvador: UFBA, 1999; p. 364 – 367.

MORENINHO. Mané Tibiriçá. Disponível em: http://www.letras.com.br/morenomoreninho/mane-tibirica SANTUÁRIO Basílica do Pai Eterno, Disponível em www.paieterno.com.br/site/paieterno/devocao-pai-eterno/ - Acesso em 27 de Outubro de 2016.

VELOSO, Jorge das Graças. O Milagre do Santo Novo: uma pesquisa para produção dramatúrgica. In: ANAIS da V Reunião Científica da ABRACE. Disponível: http://www.portalabrace.org/vreuniao/textos/etnocenologia/Jorge_das_Gracas_Velos o__O_Milagre_do_Santo_Novo_uma_pesquisa_para_producao_dramaturgica.pdf.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia