A ARTISTA-PESQUISADORA-PARTICIPANTE E O FRETE: CORPOS ESPETACULARES AFETADOS EM CORTEJOS FÚNEBRES EM SÃO JOÃO DO ABADE, CURUÇÁ-PA

  • Valéria Fernanda Sousa Sales Universidade Federal do Pará

Resumo

Quando encontrei o cortejo fúnebre do frete no ano de 2010, a minha visão sobre a morte era aterrorizante e selvagem. O frete era um ritual fúnebre cheio de características consideradas pelos curuçaenses como algo novo que fugia à tradição funerária municipal... No processo de investigação sobre o frete – que resultou na dissertação “Lágrimas e cachaça: a Espetacularidade do cortejo fúnebre do frete em São João do Abade, Curuçá-PA” (PPGARTES/ICA/UFPA) sob a orientação da Dr.ª Giselle Guilhon e coorientação do Dr. Miguel Santa Brigida – vivemos muitas relações de afeto entre a artista-pesquisadora-participante, o papel social Dona do frete, o corpo-fretado, os corpos-frete, a equipe-frete... Transformamo-nos em corpos espetaculares afetados.

Referências

ARIÈS, Philippe. O Homem diante da morte. Tradução: Luiza Ribeiro. Volume II. Rio de Janeiro: F. Alves, 1990.

______. História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Tradução Priscila Viana de Siqueira – [Ed. Especial] – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Saraiva de Bolso).

BAYARD, Jean-Pierre. Sentido oculto dos ritos mortuários: morrer é morrer? Tradução de Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: ______. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio de Michel Maffesoli. Salvador: P & A gráfica e Editora, 2009a, p. 33-43.

______. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por uma cenologia geral. In: ______. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio de Michel Maffesoli. Salvador: P & A gráfica e Editora, 2009b, p. 89-94.

______. Teatralidade e espetacularidade. In: ______. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio Michel Maffesoli. Salvador: P & A Gráfica e Editora, 2009c, p. 161168.

GENNEP, Arnald Van. Os ritos de passagem: estudo sistemático dos ritos da porta e da soleira, da hospitalidade, da gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações, etc.; Tradução Mariano Ferreira. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SALES, Valéria Fernanda Sousa. Lágrimas e cachaça: a espetacularidade do cortejo fúnebre do frete em São João do Abade, Curuçá-PA. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém do Pará, 2014.

______. Corpo-fretado, Corpos-frete, Equipe-frete: corpos espetaculares do cortejo fúnebre do frete em Curuçá-PA. Repertório: teatro & dança/ Universidade Federal da Bahia. Ano 19, nº 26, p.136-142 (2016.1). Salvador: UFBA/PPGAC.

SALOMÃO, Jorge. A estética da morte. São Paulo: Saraiva S. A., 1964.

SANTA BRIGIDA, Miguel de. A Etnocenologia como desígnio de um novo caminho para a pesquisa acadêmica – ampliação do modo e lugar de olhar a cena contemporânea. In: BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho (org.). V Colóquio de Etnocenologia. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador: Fast design, 2007, p. 199-203.

______. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos-Projetos-ObjetosAfetos. Repertório: teatro & dança/ Universidade Federal da Bahia. Ano 18, nº 25, p.13-23 (2015.2). Salvador: UFBA/PPGAC.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia