O UNIVERSAL E O POPULAR NA PRODUÇÃO VISUAL DO GRUPO TEATRAL CLOWNS DE SHAKESPEARE

  • Ana Carolina Strapação Guedes Vianna Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo é resultado do seminário apresentado na disciplina Traje como Documento, do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da USP, ministrada pelos professores Fausto Viana e Isabel Italiano. Nesse artigo apresentamos brevemente a trajetória artística do grupo nordestino Clowns de Shakespeare, focando na análise dos elementos visuais, mais especificamente os figurinos, dos espetáculos “O Capitão e a Sereia” e “Sua Incelença Ricardo III”, a partir de referências da cultura popular nordestina. Apesar de sempre buscar o universal no teatro de Shakespeare, a presença de elementos da cultura popular do Nordeste é pilar fundamental na produção artística do grupo para além das montagens shakespearianas. Com base nisso, exploramos o conceito de “Árvore do Traje”, desenvolvido por Fausto Viana, no qual as raízes representam a cultura popular. O tronco em espirais, ascendente e descendente, representa as trocas entre as culturas erudita e popular. A copa, gerada pela combinação dessas duas forças, abriga folhas e frutos que servem a espectadores e artistas. As folhas caem no chão retroalimentando um novo ciclo de arte, fomentando artistas populares e eruditos.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. 3.ª ed. A invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2006.

ARISTÓTELES. Poética. 2.ª ed. Tradução por Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1993.

BRITO, Rubens José Souza. “Popular”, in: Dicionário do teatro brasileiro:

temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2009.

CARRERO, Raimundo. O delicado abismo da loucura. São Paulo: Iluminuras, 2005.

MUNIZ, Rosane. Vestindo os Nus. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

PEREIRA, Dalmir Rogério. Alinhaves entre traje de cena e moda: Estudos a partir de Gabriel Villela e Ronaldo Fraga. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SPINELLI, Diogo. A prática de intercâmbio adotada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e suas possíveis relações com a cultura popular. In:Rebento | Revista de Artes do Espetáculo. São Paulo, n. 5, p. 378 - 388, jul. 2015.

VIANA, Fausto e BASSI, Carolina (org.). Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo: Estação das Letras, 2014.

Publicado
2018-05-21
Seção
História das Artes e do Espetáculo