30 ANOS DE GRUPO SOBREVENTO

  • Kely de Castro

Resumo

O grupo Sobrevento completa 30 anos de existência em 2016. Sua formação se deu nos anos oitenta, um período de efervescência no teatro brasileiro, sobretudo pela consolidação do chamado “teatro de grupo”. em entrevista, Luiz André Querubini e Sandra Vargas relatam fatos desta trajetória que demonstram que a biografia do grupo revela aspectos fundamentais da história do teatro brasileiro. O presente trabalho propõe uma análise de parte desta história, respaldado pela referida entrevista, objetivando evidenciar questões que extrapolam os limites internos do grupo e provocam reflexões a cerca da estética e da memória do teatro brasileiro.

Referências

CHERUBINI, Luiz André. VARGAS, Sandra. Entrevista. Entrevistadora: Kely Elias de Castro. São Paulo, 2016. Arquivo, vídeo, 2:45h minutos. Entrevista concedida exclusivamente para a pesquisa de doutorado da entrevistadora, não transcrita.

DEWEY, John. Arte como experiência. Editora Martins Fontes. São Paulo, 2010.

MATE, Alexandre. A produção teatral paulistana dos anos 1980 – r(ab)iscando com faca o chão da história: tempo de contar os (pré)juízos em percursos de andança. São Paulo, 2008. 561 p. Tese de doutorado em História. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Publicado
2018-05-22
Seção
História das Artes e do Espetáculo