O CORPO CÔMICO: DA ORGANICIDADE A UM ESTADO RISÍVEL

  • Diocélio Batista Barbosa

Resumo

A motivação inicial da pesquisa em andamento se dá a partir de uma reflexão, acerca da linguagem da palhaçaria, com foco no corpo em estado risível. Assim, serão investigadas e apontadas possibilidades criativas de descoberta/reconhecimento de um corpo cômico e se partirá na busca de uma organicidade que caminha na direção de um estado risível, sem o uso da linguagem verbal e sem outras referências cênico-textuais preexistentes. Este estudo prático-reflexivo toma como objeto de investigação o novo processo de montagem da Cia. dos Clownssicos de João Pessoa - PB.

Referências

BARBA, Eugênio. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado / Gilles Deleuze; tradução Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janiero: Zahar, 2010.

FERRACINI, Renato. “As setas longas do palhaço”. In Revista Sala Preta nº 6. PPGAC USP, 2006.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Ed. RJ: Civilização Brasileira, 1971; Prefácio de Peter Brook.

GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP; Pontedera, IT: FondazionePontedera Teatro, 2010.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perceptiva, 2013.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo SP, 2010.

PUCETTI, Ricardo. No caminho do palhaço. Revista do LUME 7, 2009.

TELLES, Narciso. Pesquisa em artes cênicas: texto e temas / Narciso Telles, organizador. – Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena