PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) “INTERDISCIPLINAR: MÚSICA E ARTES CÊNICAS”: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA REALIZADA PELA OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO

  • Andréia Veber Universidade Estadual de Maringá
  • Elder Sereni Ildefonso Universidade Estadual de Maringá
  • Tayene Elize Universidade Estadual de Maringá
  • Estela Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Anyelle Caroline Cordeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Thayse Preis Mochi Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente texto apresenta o relato contextualizado e crítico de uma das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) “Interdisciplinar: Artes Cênicas e Música” que está em andamento na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O programa PIBID tem se tornado, ao longo de sua trajetória, lócus de pesquisa e reflexão sobre a docência, possui objetivo de promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e Instituições de Ensino Superior formadoras, de modo a contribuir para a formação dos educadores e no desempenho das escolas públicas nas avaliações nacionais e, consequentemente, demonstra a relevância social da carreira docente. O PIBID interdisciplinar Artes Cênicas e Música foi concebido com o objetivo de discutir e repensar o espaço da Arte na escola a partir de ações diversificadas. A ação sobre a qual trata este artigo teve o Teatro do Oprimido como base de sustentação metodológica e ideológica, visando suscitar questões relacionadas ao cotidiano escolar dos alunos a partir de temáticas ligadas aos contextos sociais e políticos atuais, por meio da dinâmica construída durante a realização de cada encontro. A realização de jogos seguidos por diálogos teve por objetivo discutir acerca das impressões e vivências dos participantes. Como resultados, podemos afirmar que os métodos de trabalho adotados proporcionaram a consolidação de uma prática e reflexão que vão ao encontro dos objetivos propostos por Augusto Boal, que legitima a conscientização crítica e emancipação do sujeito, que tem a possibilidade de trilhar seu próprio desenvolvimento enquanto partícipe social.

Referências

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Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas