DUAS PROFESSORAS EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES CÊNICAS

  • Júnia Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Regina Tocchetto de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente trabalho trata de experiência realizada no âmbito do Curso de Artes Cênicas da UFGD, no contexto da disciplina de Atuação III, no primeiro semestre de 2016. O relato busca discutir o processo de ensino nessa disciplina, a partir da atuação experimental de duas professoras na condução da mesma. Tal proposta de atuação buscava, inicialmente, potencializar a carga horária da disciplina, proporcionando maior atenção individual a cada aluno. A experiência revelou que a atuação conjunta impactou de forma ampla na atuação das professoras-artistas, trazendo reflexões acerca da configuração da função docente no ensino superior de artes cênicas.

Referências

ARAUJO, Antonio. O processo colaborativo como modo de criação. In: Olhares. Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena, nº 1, 2009.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertolt. Turandot ou o Congresso das Lavadeiras. In: Teatro completo 10: em 12 volumes. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1993.

BRECHT, Bertold. Poemas: 1913-1956. São Paulo: Editora 34, 2000.

COSTA, Iná Camargo. Brecht e o teatro épico. Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 13, p. 214-233.

RINALDI, Miriam. O ator no processo colaborativo do Teatro da Vertigem. In: Revista Sala Preta. Universidade de São Paulo, v. 6, 2006.

RYNGAERT, J.P. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas