A ARTE DA PERFORMANCE E O ANTICONCEPCIONAL: ELEMENTOS DA CULTURA DO FEMININO EM CENA

  • Camila Matzenauer Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A investigação aqui apresentada trata do processo criador de uma Performance artística desenvolvida no Laboratório de Performance, arte e cultura do Curso de Bacharelado em Dança na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esta ação está inserida, ainda, em um projeto guarda-chuva que engloba as ações do Grupo de Pesquisas intitulado Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. As referências estudadas ancoram-se, especialmente, em Glusberg (1987), Goldberg (2006), Taylor (1997), entre outros autores que vêm discutindo esta arte enquanto manifestação do corpo presente e pluralizado. O trabalho se debruça sobre questões culturais que envolvem o universo feminino vislumbrado sob perspectivas políticas de libertação versus controle. Neste contexto, os procedimentos metodológicos de criação são desenvolvidos em laboratórios de improvisação com objetos, colocando em cena algumas questões de gênero. Até o presente momento, a pílula anticoncepcional foi eleita como elemento instigador do processo. A reflexão acerca das decisões da mulher sobre o próprio corpo procuram questionar até que ponto elas são imposições externas ou escolhas pessoais. A performance, ainda em processo, estreará no Colóquio Internacional de Ética, Estética e Política no Centro de Artes e Letras da UFSM, previsto para outubro deste ano. Assim, a intenção de provocar o espectador e permitir que trocas participativas também afetem a performance destacam seu caráter flexível e transdisciplinar.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

GUIMARÃES, Thiago. Disponível em

<http://www.bbc.com/portuguese/salasocial-36962544>. Acesso em 10 de out. 2016

GLUSBERG, Jorge. Tradução Renato Cohen. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

MENEZES, Meilane. Disponível em <http://www.metropoles.com/vida-eestilo/bem-estar/por-que-as-mulheres-estao-abandonando-a-pilulaanticoncepcional>. Acesso em 10 out. de 2016.

STRAZZACAPPA, Márcia. As Técnicas Corporais e a Cena in Etnocenologia: textos selecionados orgs. Christine Greiner e Armindo Bião. SP, Annablume Ed., 1998.

Publicado
2018-06-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas