A ABORDAGEM DE ARTHUR LESSAC SOBRE AS ENERGIAS CORPORAIS E A EXPLORAÇÃO DA ENERGIA RADIANCY COMO ESTÍMULO À ATUAÇÃO CÔMICA

  • Maria Regina Tocchetto de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente texto aborda aspectos do treinamento proposto por Arthur Lessac (1909-2011) sobre as energias corporais. Especificamente, relaciona a energia nomeada pelo autor como Radiancy com a atuação cômica. Para dar suporte a esta ideia, o trabalho associa a perspectiva sobre o ritmo cômico em Susanne Langer e concepções de autores como Dario Fo e Henri Bergson sobre a comicidade. Com o intuito de exemplificar esta reflexão, comenta-se a aplicação destes referenciais na direção do vaudeville do século XIX, Um chapéu de palha de Itália de Eugène Labiche, adaptado para uma apreciação contemporânea, como montagem do Curso de Artes Cênicas da UFGD em Dourados, MS em 2014.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Um Dicionário da Antropologia Teatral. São Paulo. É Realizações, 2012.

BERGSON, Henry O Riso: ensaio sobre o significado do cómico (1924). Lisboa: Guimarães Editores,1993.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: Editora Senac, 2011.

KINGHORN, Deborah; LESSAC, Arthur. Essential Lessac: honoring the familiar in body, mind, spirit. New Hampshire: RMJ Donald, 2014.

LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.

LESSAC, Arthur. Body Wisdom: The Use and Training of the Human Body. New York: Lessac Research, 1978.

____________. The use and training of the human voice: a bio-dynamic approach to vocal life. New York: McGraw-Hill. 1997.

LABICHE, Eugène. Um chapéu de palha de Itália. Portugal: Civilização Editora, 1968.

OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. As energias corporais no trabalho do ator. 2007. 103f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Disponível na Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes da UFRGS.

_____________. Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator. R. bras. est. pres., Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 582-600, maio/ago. 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/presenca>

STANISLAVSKI, Constantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Publicado
2018-06-14
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas