Entre mala, gatos e cajus: Uma excursão performativa com objetos vivos não subordinados

  • Ciane Fernandes Universidade Federal da Bahia
  • Cecília de Almeida Borges Universidade de Brasília
  • Vilma Campos dos Santos Leite Universidade Federal de Uberlândia
  • Líria de Araújo Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Emanuel Alves Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mariana Nancy Scóccola Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O texto coletivo relata e atualiza performativamente a experiência vivida na Ciranda de Saberes Artísticos e Processuais - Criações, em 28/09/2017, na IX Reunião Científica da ABRACE. Na atividade, os seis co-autores exploraram, através da prática artística em ambientes diversos, as questões propostas pelas coordenadoras da Ciranda. Isto levou os co-autores a ações e acontecimentos no espaçotempo da Performance como Pesquisa, transformando passivos objetos de pesquisa em participativos agentes de jornadas criativas, e paisagens de fundo em contextos material-discursivos. Para além do estritamente humano e sua imposição de poder, reativam-se sabedorias somáticas que integram corpo e mente, arte e ciência, prática e teoria, sempre em processo criativo.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, Universidade Federal da Bahia
Professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade, mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, de onde é pesquisadora associada; pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Autora de dois livros esgotados, um deles já em terceira edição nos EUA e Europa, e o segundo recém-publicado na Inglaterra, além de organizadora de oito periódicos sobre Educação Somática e Estudos do Movimento, e do recente livro Dança Cristal: Da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Performativa (EDUFBA, 2018). Tem dançado, publicado artigos e ministrado oficinas e palestras demonstrativas no Brasil e internacionalmente, inclusive com membros do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, o qual fundou em 1997.
Cecília de Almeida Borges, Universidade de Brasília
Mestre em Artes na área de voz pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2004) com a dissertação "Dando Corpo à Palavra: um uso poético da voz". A pesquisa gerou o espetáculo solo "Diz que tinha" que faz uso do recurso do narrador/contador de estórias como linguagem cênica. Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Plena Habilitação pela Universidade de Brasília (1995). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: butoh, teatro e literatura, dramaturgia do ator, circo/palhaço e dança teatro. Lecionou disciplinas da área de Práticas Corporais na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes (Brasília/2007) e atua como Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) nas áreas de Corpo/Interpretação e Licenciatura desde 2008. Foi membro da Comissão de Extensão do Departamento de Artes Cènicas (UnB) e coordenadora de extensão do Instituto de Artes em 2013. Coordenou os projetos de extensão Cometa Cenas (2010/2015) e Cometa em Órbita/Idas e Vindas (2010/2014). Orientou a montagem da turma de Diplomação Ori e Eri em 2014 e Marat, Sade, Corday e o Resto, baseada na obra de Peter Weiss em 2016. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA desde 1/2016.
Vilma Campos dos Santos Leite, Universidade Federal de Uberlândia
Artista (atriz e diretora), docente e pesquisadora (UFU - Universidade Federal de Uberlândia - MG) Doutora em História pela mesma instituição com bolsa sandwich no Instituto Superior de Artes (ISA)Havana/Cuba pela CAPES. Mestrado na linha de pesquisa Pedagogia do Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização em Educação pela PUC, formação em teatro(atuação, direção e dramaturgia) pela ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André e graduação em Letras. 
Líria de Araújo Morais, Universidade Federal da Paraíba
Artista, professora e pesquisadora em Dança. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba no curso de Licenciatura em Dança na cidade de João Pessoa. Professora do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes - UFPB. Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, contemplada com Bolsa CAPES. Mestre em Dança pelo Programa de pós-graduação em dança da Universidade Federal da Bahia. Especialista em dança pela Universidade Federal da Bahia, Licenciada em dança pela Universidade Federal da Bahia. Foi professora substituta do curso de Licenciatura em dança da UFBA em Salvador (2003/2005) e do curso de Licenciatura em dança da UFPE em Recife (2015/2016). Foi professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2004/2011). Dentre outros, foi integrante da Cia Viladança (1998/2002), do Coletivo Construções Compartilhadas (2009/2013) e do Radar 1 - grupo de improvisação em dança(2009/2013). Possui criações solo independentes. Foi preparadora corporal e coreógrafa de algumas montagens do grupo de teatro Vilavox (2002/2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em dança. Área de investigação teórico-prática em improvisação e composição em dança, com ênfase nas questões relacionais do dançarino, da cena e da especificidade do lugar (palco, rua, casa, etc.) para a criação em dança.
Emanuel Alves Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestrando no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Artes - PROFARTES/UFRN. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN(2016). Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professor da ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT em Parnamirim/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Circo e estudo da Palhaçaria. Tem como foco de pesquisa artística e acadêmica ?o palhaço e seus processos criativos? Investigando também as possíveis relações entre o ambiente escolar e o solo da palhaçaria. Enquanto docente foi Vencedor do Prêmio Educador Nota Dez ? 2014 com o projeto ?Lugar de Circo é na Escola, Finalista do Arte no Prêmio Arte na Escola Cidadã  2014 e 2015. Atualmente desenvolve seus trabalhos artísticos junto a Cia. Arte & Riso, onde é membro e um dos fundadores da companhia no ano de 2001.
Mariana Nancy Scóccola, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Profesorado en Dibujo - Facultad de Bellas Artes, Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires (2012). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. 

Referências

ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropofágico, 1928. Disponível in http://www.tanto.com.br/manifestoantropofago.htm

BANES, Sally. Greenwich Village 1963: avante-garde, performance o corpo efervecente. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BARAD, Karen. Performatividade pós-humanista: Para entender como a matéria chega à matéria. In: Vazantes. Vol.01, n.01 (2017), p.7-34.

BOAVENTURA, de Sousa Santos; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1990.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

HACKNEY, Peggy. Making connections. Total Body Integration through Bartenieff Fundamentals. Amsterdã: Gordon and Breach Publishers, 1998.

HANNA, Thomas. The Field of Somatics. In: Somatics, v. I, n.1 (Autumn 1976), p.30-34.

HASEMAN, Brad C. Manifesto pela Pesquisa Performativa. In: 5º SPA Resumo do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, 2015, p.41-53. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/node/12335

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

ZAPATA, Miguel Rubio. O grande teatro de Paucartambo. In: Sala Preta. Vol. 16, n.01 (2016), p.5-38. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/115407

Publicado
2018-06-30