O ator entre o real e o virtual. Projeções cenográficas que expandem o corpo e a cena

  • Regilan Deusamar Barbosa Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O teatro contemporâneo tem produzido formas, atuações e dramaturgias muito diversas. As projeções cenográficas verificáveis nas realizações dos cenógrafos Josef Svoboda, Helio Eichbauer e em Super Vision do grupo americano The Builders Association possuem em comum a realização no interior da caixa cênica italiana, porém o dado que despertou o interesse em confrontar estas propostas cênicas trata da consideração de como os espaços virtuais têm interferido de forma massiva na vivência humana, a ponto de se constituir como produção cenográfica transformadora das relações entre atores, cena e platéia. Josef Svoboda está entre os pioneiros que promoveram esta transformação cênica ao desenvolver na década de 1950 o dispositivo Polyécran, a partir do qual a imagem se multiplica em variadas telas. Helio Eichbauer, que foi aluno de Svoboda, conferiu particularidades à projeção cenográfica ao fundir no palco o corpo do ator e sua própria imagem projetada. The Builders Association, ao introduzir a internet, expandiu ainda mais o espaço neste princípio do século XXI. Esta trajetória histórica, portanto, indica uma mudança profunda na maneira humana de estar e perceber espaço e tempo, a qual será estudada entre o mito da caverna de Platão e a poética do espaço de
Gaston Bachelard.

Referências

CHRONOS. UMA PUBLICAÇÃO CULTURAL DA UNIRIO. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006 - Nº1

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Ditos e escritos; v. III)

KAYE Nick. Screening Presence: The Builders Association and dbox, SUPER VISION (2005) (arquivo PDF)

LIMA, Evelyn Furquim Werneck e CARDOSO, Ricardo José Brügger. Arquitetura e teatro. O edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc. Rio de Janeiro: Contra Capa/Faperj, 2010.

PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios.Trad. Fátima Saadi, Cláudia Fares e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008. (Coleção estudos; 260)

PLATÃO. A República. Editora Martim Claret, 2000.

TEIXEIRA, Maria Odete M. A cenografia de Helio Eichbauer: espaços para a cena rodriguiana. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.

Publicado
2018-08-15
Seção
História das Artes e do Espetáculo