Shakespeare pelo Bando de Teatro Olodum e a cenografia-arquitetura do Teatro Vila Velha

  • Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare pelo Bando de Teatro Olodum - dirigido em 2006 por Marcio Meirelles - apresenta poucos dispositivos cênicos, que remetem às festas de rua da Bahia e à musicalidade da encenação. Esta cenografia mantém expostas as estruturas do Teatro Vila Velha em Salvador, espaço de afetos e memórias no qual o grupo baiano está sediado há vinte anos. Na busca de diálogos entre esta cena contemporânea brasileira e a cena elisabetana, procuramos a partir deste espetáculo relacionar o conceito de cenografia-arquitetura desenvolvido por Anne Surgers (2009) na análise do espaço teatral da época de Shakespeare com a prática presente em algumas cenografias contemporâneas que Arnold Aronson (1992) designou como o uso do “palco como palco”. Ao constatar que a cenografia hoje é praticamente indistinta da encenação, Patrice Pavis (2013) conclui que criar a cenografia também é escrever com a cena por meio dos corpos dos atores e com atenção para o corpo e o espírito do espectador. Busca-se enfatizar em Sonho de uma noite de verão a relação de proximidade com o público da cidade e a cenografia-arquitetura do Teatro Vila Velha.

Referências

ARONSON, Arnold. A cenografia pós-moderna. In Cadernos de Teatro, Nº 130. Rio de Janeiro: O. Tablado, julho a setembro de 1992.Cadernos do Tablado.

ARONSON, Arnold. Looking into the abyss. In: Looking into the abyss: essays on scenography. Ann Arbour: The University of Michigan Press, 2005. pp. 97-116.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Ditos e escritos; v. III)

LIMA, Evelyn F. W. Notas sobre a cenografia: dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade. In Revista Urdimento número 20, setembro 2013. pp. 99-107.

MEIRELLES, Marcio. Shakespeare pelo Bando. In Programa do espetáculo Sonho de uma noite de verão do Bando de Teatro Olodum. Salvador, 2006.

MEIRELLES, Marcio, Bando de Teatro Olodum. Trilogia do Pelô: Essa é a nossa praia; Ó pai ó!; Bai bai, Pelô. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; Copene; Grupo Cultural Olodum. 1995.

SHAKESPEARE, William. Sonho de uma noite de verão. Tradução de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PAVIS, Patrice A encenação contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.

ROLLEMBERG CRUZ, Doris. A cenografia além do espaço e do tempo. O Teatro de dimensões adicionais. Tese de doutorado, Programa de Pós graduação em Teatro. Orientação: Lidia Kosovski. UNIRIO, 2008.

SERRONI, José Carlos. Teatros: uma memória do espaço cênico no Brasil. São Paulo: Editora SENAC, 2002.

SILVA, Joana Angélica Lavallé de Mendonça. Espaços para Shakespeare no percurso de grupos teatrais brasileiros: Nós do Morro, Bando de Teatro Olodum e Galpão. Orientadora: Evelyn Furquim Werneck Lima. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SURGERS, Anne. Scénographie du théâtre occidental. Paris: Ed. Arman Colin, 2009.

UZEL, Marcos. O teatro do Bando: negro, baiano e popular. Salvador: P555 Edições, 2003.

DEPOIMENTOS

BITTENCOURT, Jarbas. Jarbas Bittencourt: depoimento. Salvador, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em 8 de outubro de 2013.

CARELLI, Chica. Chica Carelli: depoimento. Salvador, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em 8 de outubro de 2013. MEIRELLES, Marcio. Marcio Meirelles: depoimento. Rio de Janeiro, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em outubro de 2013.

SACRAMENTO, Leno. Leno Sacramento: depoimento. Salvador, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em 8 de outubro de 2013.

SORIANO, Valdineia. Valdineia Soriano: depoimento. Salvador, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em 8 de outubro de 2013.

WASHINGTON, Jorge. Jorge Washington: depoimento. Salvador, 2013. Entrevista concedida a Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva para elaboração de dissertação de mestrado da entrevistadora. Em 6 de outubro de 2013.

Publicado
2018-08-15
Seção
História das Artes e do Espetáculo