Iroco e relações entre ator e ator animador

  • Joana Vieira Viana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robson Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar o ofício do ator, buscando responder ao seguinte questionamento: “Quais as relações – confluências e divergências – entre o trabalho do ator e o do ator animador?”. Utilizando o mito de Iroco como inspiração e metáfora, e tendo como foco a relação ator-objeto, chega-se ao conceito de diálogo, onde não só o ator, mas também o objeto é parte atuante. Delineia-se também o conceito de ânima, como fundamental ao teatro de animação.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação: da teoria à prática. Cotia, São Paulo, Ateliê Editorial, 2007.

BORGES, Paulo César Balardim. Desdobramentos do Ator, do Objeto e do Espaço. Tese. UDESC, Santa Catarina, 2013.

COSTA, Felisberto Sabino da. A Máscara e a Formação do Ator. MÓIN-MÓIN: Revista de Estudos sobre o teatro de formas animadas. Ano 01, nº 01, SCAR/UDESC, Santa Catarina, 2005.

ESTÉS, Clarissa Pínkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rocco, Rio de Janeiro, 1994.

GORGATI, Roberto Douglas Queiroz. Arquiteturas do Contato: Desvios do Corpo e do Objeto no Teatro de Animação – Dissertação. UDESC, Santa Catarina, 2013.

PIRAGIBE, Mario Ferreira. Manipulações: Entendimentos e Usos da Presença e da Subjetividade do Ator em Práticas Contemporâneas de Teatro de Animação no Brasil. Tese. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2011.

SOBRINHO, Teotônio. Reflexões sobre o ator no teatro de imagens. MÓIN-MÓIN: Revista de estudos sobre o teatro de formas animadas. Ano 01, nº 01, SCAR/UDESC, Santa Catarina, 2005.

SOUZA, Alex de. Só, Mas Bem Acompanhado: Atuação solo e animação de bonecos à vista do público. Dissertação. UDESC, Santa Catarina, 2011.

Publicado
2018-08-15
Seção
Mito, Imagem e Cena