Pesquisa em dança: por uma questão de fortalecimento

  • Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda Universidade Federal da Bahia
  • Ciane Fernandes Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho problematiza questões referentes à pesquisa em dança. Ao mesmo tempo em que, crescentemente, encoraja-se a mit-disciplinaridade (FARIAS, 2012) ao se pesquisar em dança, percebe-se uma necessidade de reivindicar uma autonomia e uma propriedade ao campo da dança, valorizando o fazer dessa arte, um conhecimento que já nasce corporalizado e que assim é fruído, cinestesicamente, e os conteúdos teóricos desenvolvidos a partir desse conhecimento. Pergunta-se como chegar a um ponto ótimo entre ser mit-disciplinar e não ser superficial na abordagem da dança, principalmente em meio ao contexto da academia, com uma hierarquia abismal entre o discurso escrito e outros meios de expressão.

Referências

ADSHEAD, Janet. (ed.). Dance analysis: theory and practice. Londres: Dance Books, 1988.

BANES, Sally. Writing Dancing in the Age of Postmodernism. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.

BURT, Ramsay. The male dancer. Londres: Routledge, 1995.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

DESMOND, Jane C. “Corporalizando a Diferença: questões entre dança e estudos culturais” [“Embodying Differences: issues in dance and cultural studies”]. Tradução de Mariângela de M. Nogueira, Revisão Técnica de Daniela M. Amoroso. In Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, Vol. 2, No 2. (2013). Salvador: UFBA, 2013.

FARIAS, Sérgio Coelho Borges. “A mit-disciplinaridade como desafio para os profissionais de arte-educação na contemporaneidade”. In: CONSTÂNCIO, Rudimar (org.) Arteeducação: história e práxis pedagógica – territórios híbridos e diálogos entre linguagens. Recife: SESC Pernambuco, 2012.

FERNANDES, Ciane. “Em Busca da Escrita com Dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística”. In Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, Vol. 2, No 2. (2013). Salvador: UFBA, 2013.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro,

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Looking at dances: a choreological perspective on choreography. Londres: Verve, 1998.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações