A Pomba Gira no espelho: relações de expectativa na recepção do espetáculo Fina Flor Divino Amor

  • Larissa Turtelli Universidade Estadual de Campinas
  • G. Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados parciais obtidos no projeto de pesquisa A Dança em Ato que enfoca a recepção do espetáculo Fina Flor Divino Amor – Iyabá Legba Hei!. Este espetáculo foi criado dentro do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) a partir de pesquisas de campo com as Pombas Giras dos terreiros de Umbanda. Como é
próprio do Método em questão, o objetivo da criação não foi fazer uma reprodução do que foi encontrado em campo, e sim, uma elaboração artística a partir do que foi mobilizado internamente no corpo da pesquisadora através de sua imersão nesse campo de pesquisa. Essa elaboração artística envolveu um extenso processo da diretora junto à
intérprete de depuramento desses conteúdos, no qual se abriram interfaces para outras pesquisas, havendo uma ampliação do que se enunciava no corpo. A pesquisa de recepção com os espectadores foi realizada através de depoimentos, filmagens, anotações e questionários respondidos pelos mesmos. Observou-se na análise dos dados
que muitos espectadores possuem uma visão idealizada do que é uma Pomba Gira e o desejo de ver no palco a "sua" Pomba Gira (horizontes de expectativa). O "choque de horizontes" para alguns espectadores é sentido como uma deficiência do espetáculo, enquanto outros o vivenciam como algo positivo, que subverte seu olhar.

Referências

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 11-19, 2008.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática S.A., (1967), 1994.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3a edição.

SIMÕES, Giuliana. Estética da recepção: a experiência moderna nas entrelinhas do teatro brasileiro Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 55-62, 2008.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações