Públicos e democratização do acesso às artes cênicas em Salvador: a experiência do projeto Mediação Cultural do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia

Poliana Bicalho, Deolinda Vilhena

Resumo


O presente trabalho pretende-se debruçar sobre a da experiência da ação Mediação Cultural, ocorrida no Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC, nos anos de 2011 e 2012 na cidade de Salvador (BA). Para tanto, busca-se problematizar sobre o âmbito da formação de público para as artes cênicas e da análise das políticas públicas voltadas para a “fruição, consumo e públicos” (RUBIM, 2006) na referida cidade. Mediação Teatral (WENDELL, 2011) compreende a aproximação dos sujeitos, ao universo das linguagens artísticas, numa perspectiva de estimulo a produção, apreciação e reflexão destes espectadores, potencializando desta forma, a formação do cidadão cultural.

Palavras-chave


Artes Cênicas; Educação; Mediação Cultural; Públicos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, José Márcio. Mediação, Formação, Educação: duas aproximações e algumas proposições. Revista Observatório Itaú Cultural:OIC – N. 15(dez.2013/maio2014) São Paulo: Itaú Cultural, 2013. p. 08- 14. BABOSA, Ana Mae e Coutinho, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP,2009.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência.Em: tp://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde19/rbde19_04_jorge_larrosa_bondia.pdf Acesso: 25 de novembro de 2012. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do espectador. In: MARTINS, Miriam C. et. al. (Orgs.). Mediando contatos com arte e cultura. São Paulo: UNESP, 2007. p. 66-67.

GIL, Gilberto. Discursos do Ministério da Cultura Gilberto Gil. Brasília. Ministério da Cultura, 2003.

RUBIM, Albino. Políticas culturais entre o possível e o impossível. (publicação ENECUL 2006) Em: http://www.cultura.ba.gov.br/wp-ntent/uploads/2011/07/antonio_albino_canelas_rubim.pdf Acesso: 25 de novembro de 2013

WENDELL, Ney. A Mediação Teatral na formação de público: o projeto Cuida Bem de Mim na Bahia e as experiências artístico-pedagógicas nas Instituições Culturais do Québec. (tese de doutorado) PPGAC; UFBA, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio