Maneirismos da Performance Art

  • Manoel Silvestre Friques Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Jasmin Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Nas últimas décadas, observa-se, de forma incontestável, o fenômeno de institucionalização da performance art, haja vista o gradativo reconhecimento deste "gênero" em exclusivas publicações; ou ainda as retrospectivas que propõem re-enactments de ações que outrora eram valorizadas por sua oposição às "marcas" do teatro; e até mesmo a criação de coleções privadas - como o Fonds Régional d'Art Contemporain de Lorraine, na França - voltadas especificamente a este tipo de arte. Em meio a esta atmosfera promovida pela necessidade de uma reavaliação crítica, de um lado, e pela escolha de um enquadramento histórico adequado, de outro, talvez não soe paradoxal propor um maneirismo da performance art a partir da análise de um conjunto de ações e procedimentos realizado sobretudo por mulheres artistas.
A presente comunicação arrisca uma aproximação entre as duas noções, tendo em vista as diferentes concepções de Maneirismo, de um lado, e os re-enactments, de outro. Sendo assim, o objetivo é pensar as "maneiras" da performance art, tendo como ponto de partida a transversalidade de determinadas ações no campo da performance art.
Cabe dizer, por fim, que esta reflexão surgiu por ocasião do processo criativo de CARNE, projeto idealizado por Daniela Amorim e Karine Teles, cuja estreia se deu em outubro de 2014 no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.

Referências

ARGAN, G. C. Clássico Anticlássico - o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16a. Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

FOSTER, Hal. The Return of Real: the avant-garde at the end of the century. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology | October, 1996.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

Publicado
2018-08-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena