Imagens, presença e virtualidade nos processos de pesquisa do Midiactors - Grupo de mídia cênica

  • Aline Mendes de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Este presente texto se propõe a apresentar, em linhas gerais, a pesquisa teórico-prática, ainda em andamento nesse ano de 2014, do grupo Midiactors - Grupo de mídia cênica, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, que, através da investigação de noções como: novas tecnologias de interação cênica, Presença, Corpo e Virtualidade, se propõe a construir um espetáculo interativo, onde a presença do ator e seu processo criativo se estabelece através da relação dialógica com proposições advindas do campo de outras mídias artísticas, a saber: o vídeo, o cinema e seus mecanismos narrativos, e as experiências de interação com o espaço, como o vídeo-mapping, cuja técnica de mapeamento digital de estruturas físicas é utilizada na vídeo-arte. A ideia aqui é apresentar os processos e procedimentos utilizados pelo grupo, e os apontamentos sobre a criação artística realizados até o momento.

Referências

FERNANDES, Sílvia. “Teatralidade e performatividade na cena contemporânea”. Repertório: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. - Ano 14, n. 16 (2011.1) - Salvador: UFBA/PPGAC, 2011.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. (Tradução: Ana Isabel Soares) - Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

Site: http://openendedgroup.com/about.html, acessado em 30/11/2014, às 23:17.

Site: http://videomapping.tumblr.com/, acessado em 30/11/2014, às 23:30.

Publicado
2018-08-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena